Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007

É Feliz?

Quem me conhece sabe do meu "patriotismo" ançanense e hoje queria tentar explicar o porquê.Eu própria também não sei, mas a minha própria educação sempre o condicionou, como de uma bandeira política se tratasse.Desde pequena que aprendi a identificar-me como Ançanese, como adepta do Ferryaço, filha de uma terra de enorme patriónio histórico. Aprendi a  não gostar de Cantanhede, apenas porque Dona Maria há muitos e muitos anos resolveu retirar de Ançã a sede do concelho e passar para a actualmente conhecida terra do ouro, da pedra e do mar, salvo erro, ou seja, Cantanhede.Ora Cantanhede não tem pedra, nem mar, quanto mais ouro...enfim, mas não deixa de ser uma cidadezinha pacata, onde não se passa nada e em que é possível comprar imóveis mais baratos que em Ançã...porque será?Mas tenho que admitir que tem qualidade de vida!
Ançã tem o bolo de Ançã, tem a pedra que se encontra em obras imponentes  de Portugal e mesmo França ( numa catedral que agora não me lembro o nome), tem uma fonte linda com um caudal de 60240 L por minuto, tem incríveis vestígios da ocupação romana, tem a paisagem que me orgulho, ainda ontem vi uma ave linda, parecia uma garsa a levantar voo depois de beber numa das ribeiras de Ançã. Adoro correr ao fim do dia, ver o pôr do sol, o silêncio apenas interrumpido pelo passear  incessante da água dos ribeiros. Fico completamente anestesiada...chego a ter lágrimas nos olhos, sinto-me a transbordar de felicidade.Basta-me, basta-me estes 20 minutos para me dar força para seguir, seguir numa vida de pressõe sociais, uma vida em que corpos vagueiam para traz e para a frente, em busca de bens materiais, conforto, facilidades. Sou uma apologista de Rosseau, quero fundir-me com o rural, com a natureza, com o bruto das coisas. Detesto correrias, coisas sem essência, detesto o trânsito, detesto a cultura capitalista.Tenho que respeitar, esforço-me para entender, mas não consigo deixar de ter pena, pena pela alienação, pela incapacidade de viver as pequenas coisas. Conheço França, Espanha, América, Brasil, conheço sítios lindíssimos, mas gosto de voltar á minha pátria, á minha terra, á minha Ançã.
Quero correr, quero brincar com os bichos que passam no meu quintal, ás vezes não quero fazer nada...quero estar com os meus!
sinto-me: Agradecida
música: " Ó linda terra "
publicado por rendez-vous às 16:30
link | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
27
28
29
30


.posts recentes

. FIM DE SEMANA PARA DESCAN...

. É Feliz?

. UM DIA ...

. Injustiça

. QUE RICO FERIADO!

. TUDO SE RESUMO A KILOS!

. Há coisas que me irritam ...

. Inércia ?

.arquivos

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub